Andropausa

O que é a Andropausa?

Você sabia que após os 40 anos de idade o homem pode apresentar sintomas parecidos com a menopausa feminina? A chamada andropausa acomete os homens acima dos 40 anos.

 

É que com o processo de envelhecimento os hormônios masculinos também sofrem alterações e isso pode ocasionar alguns sintomas desagradáveis. Se você quer entender melhor como acontece a andropausa, continue lendo.

Sintomas da Andropausa

A andropausa é uma alteração hormonal e por isso, ela se apresenta carregada de sintomas, entre eles os mais comuns são:

 

  • Cansaço desproporcional;
  • Disfunção erétil e perda da libido;
  • Falta de energia para as atividades do cotidiano;
  • Perda de massa óssea e muscular;
  • Alterações de humor.

 

AndropausaAlém desses sintomas desagradáveis a andropausa também pode aumentar os riscos de alguns problemas de saúde surgirem ou se agravarem, como por exemplo:

 

  • Aumento de peso excessivo ocasionando obesidade;
  • Hipertensão;
  • Diabetes;
  • Aumento do colesterol ruim;
  • Problemas cardiológicos;

 

Tudo isso está relacionado a diminuição dos níveis de testosterona no corpo, ocasionando uma piora do quadro geral de saúde.

 

Por isso, nessa faixa etária é essencial que o homem procure um médico que possa verificar como anda sua saúde no geral, avaliando exames de sangue, exames de resistência física e também como anda as questões hormonais.

 

Dessa forma, caso seja necessário o urologista poderá indicar tratamentos com medicamentos para aliviar os sintomas e devolver ao paciente a qualidade de vida que a andropausa o faz perder.

 

Lembre-se também que cada pessoa é única, por isso, cada homem pode apresentar um sintoma específico e por isso, a consulta regular com seu médico é tão essencial, garantindo que toda a sua saúde esteja em dia e você possa viver com tranquilidade e qualidade de vida.

Problemas com sua saúde sexual? Estamos à sua disposição!

Tratamento e Prevenção da Andropausa

A andropausa não é um problema de saúde que possa ser prevenido, infelizmente a diminuição da produção hormonal é algo natural do processo de envelhecimento que ocorre para todos os homens, o que irá variar é a intensidade dos sintomas a depender do quadro geral de saúde do paciente.

 

AndropausaPor isso, se você é uma pessoa saudável, que pratica atividades físicas e possui bons hábitos alimentares certamente não sofrerá problemas como o aumento excessivo de peso ocasionando uma obesidade grau 1.

 

Como em todos os demais problemas de saúde, a única forma de enfrentar a andropausa e passar por ela sem grandes problemas é ter uma vida saudável com exercícios regulares e alimentação equilibrada.

 

Mesmo nesse cinerário mais saudável você precisará ir ao médico urologista para avaliar a sua taxa de testosterona presente no sangue.

 

O urologista poderá indicar para o paciente uma reposição hormonal visando o resgate da qualidade de vida, nesses casos o paciente deverá consumir medicamentos prescritos pelo médico.

 

AndropausaAlguns homens percebem o efeito do medicamento e acabam aumentando a dose por conta própria o que é um erro que pode ser bastante prejudicial para a saúde hormonal desse paciente, por isso, sempre que você for consumir um medicamento que irá alterar suas questões hormonais obedeça às orientações do seu médico.

 

O tratamento com reposição hormonal é muito sério, afinal, os hormônios regulam muitas funções do organismo e interferem diretamente no funcionamento de alguns órgãos que podem ser prejudicados pelo excesso de medicamento.

 

Esse tipo de tratamento deve ser seriamente acompanhado pelo seu urologista que realizará testes frequentes com relação a quantidade de testosterona em seu sangue para ajustar a dosagem do medicamento.

 

O tratamento medicamentoso de reposição hormonal é contraindicado para homens que tenham histórico de câncer de mama ou próstata na família.

Sexo é vida! A Clínica Homini está pronta para te ajudar.

Conversando com sua Parceira

A andropausa é um problema de saúde que afeta muito a qualidade de vida do homem, que muitas vezes relatam que estão se sentindo “menos homem” pelo fato do problema ocasionar uma diminuição na libido.

 

AndropausaNesses casos vale muito a pena conversar abertamente com a sua parceira caso você tenha uma parceira fixa, quando ela souber das suas questões com relação a alteração hormonal poderá te ajudar a lidar com o problema e passar por essa fase de tratamento com muito mais tranquilidade e suporte emocional.

 

Evitando que o casal tenha maiores problemas ocasionados pela falta de diálogo e dúvidas que esse momento gera em ambas as partes envolvidas.

 

Agora que você já conhece os sintomas e o tratamento para a andropausa e sabe que esse problema afeta grande parte dos homens, que tal procurar marcar aquela consulta que você vem adiando?

 

A ida regular ao médico para realização de um check-up completo de saúde é essencial para garantir sua qualidade de vida! Consulte um médico de sua confiança para realizar os exames que são necessários para verificar como anda sua saúde.

 

O cuidado consigo mesmo garante que você poderá viver muitos dias felizes ao lado de quem você ama e usufruindo de momentos de prazer e satisfação, sem se preocupar com doenças e sintomas que estão atrapalhando seu bem-estar e cotidiano. Cuide-se!