Azoospermia

Esta condição pode ser devastadora para casais que desejam ter filhos, visto que a azoospermia é caracterizada pela ausência de espermatozoides na ejaculação, prejudicando planos de pacientes que querem constituir uma família, visto que este problema dificulta a possibilidade de gravidez.

AzoospermiaComo a azoospermia pode ser detectada?

Durante o processo onde o paciente encontra dificuldade para ter filhos, exames para uma maior investigação desta causa, são realizados. Por meio do espermograma, onde o processo de centrifugação é feito com amostras diferentes do sêmen, é avaliada a presença de espermatozoides. Se o número for menor do que 3000g, é constatada a azoospermia. No entanto, este problema não deve ser encarado como um baque, pois esta condição possui tratamento, que tem por objetivo retomar a qualidade do esperma do homem.

Causas

A azoospermia pode ser causada por diversos fatores, dentre eles, hábitos que são prejudiciais para a qualidade de vida do homem, além da desregulação hormonal, infecções e até mesmo, a origem idiopática (com causa desconhecida).

Existe também a azoospermia obstrutiva, que é causada por um bloqueio no canal por onde o sêmen passa, sendo originada por obstruções nos testículos, fibroses ou cicatrizes decorrentes de uma infecção.

Qual o tratamento para azoospermia?

A partir do diagnóstico, feito por meio da avaliação do espermograma, o tratamento consiste na condição na qual o paciente se encontra, no entanto, o objetivo é torna-lo fértil novamente e apto para terem filhos.

Caso a azoospermia seja de origem obstrutiva, o tratamento consiste no desbloqueio do canal, corrigindo a anatomia. Já em situações onde as causas estão relacionadas com hábitos prejudiciais à saúde ou desregulação hormonal, o tratamento se dá pelo um de remédios que repõem os hormônios em conjunto com a mudança de estilo de vida, para retomar a qualidade do sêmen para que esta deficiência seja contornada.