Efeitos do envelhecimento no sistema reprodutor masculino

Efeitos do envelhecimento no sistema reprodutor masculinoÀ medida em que o corpo envelhece, alguns órgãos e articulações passam a sofrer impactos por desgaste ou até mesmo pela interrupção de sua funcionalidade.

Os efeitos causados pelo envelhecimento no sistema reprodutor estão atrelados a problemas de saúde em decorrência da senilidade, como a disfunção erétil e a interrupção na produção de testosterona, impactando na libido por conta da diminuição do fluxo sanguíneo enviado para o pênis.

Dentre os principais sintomas do envelhecimento do sistema reprodutor masculino estão:

• Diminuição do desejo sexual (libido);
  • Perda da sensibilidade no pênis;
  • Orgasmo sem ejaculação;
  • Maior tempo entre uma ereção e outra após a relação sexual.

Tais problemas podem ser evidenciados quando o paciente sofre com problemas cardiovasculares ou metabólicos, por exemplo, como a diabetes. Contudo, o maior causador dos efeitos negativos ao sistema reprodutor masculino na velhice, está associado a andropausa.

O que é andropausa?

A andropausa é caracterizada por alterações hormonais que impactam diretamente no organismo, muito parecido com a menopausa, nas mulheres. Além de problemas no trato sexual, o paciente pode apresentar cansaço, perda de massa óssea e muscular, alteração de humor, além da disfunção erétil.

Esta condição também aumenta a predisposição para outros problemas, como a diabetes, obesidade, hipertensão e problemas cardíacos, aflições que interferem diretamente no aparelho reprodutor.

Como a terapia de reposição hormonal auxilia neste problema?

A terapia de reposição hormonal é indicada para homens que têm a produção de testosterona abaixo de 230 ng/dL. Este tratamento tem por objetivo combater os sintomas que acometem o corpo e, consequentemente, o sistema reprodutor.

Há uma forma de prevenção?

O envelhecimento saudável consiste na adoção de hábitos que trazem benefícios à saúde, como praticar uma atividade física de forma regular e ter uma alimentação balanceada. Além disso, manter idas periódicas ao médico é essencial para a prevenção de problemas que aferem a saúde sexual.