O que causa coceira no pênis?

Embora seja um ato que cause certa repudia se feito em público, a coceira do pênis merece atenção, visto que esta condição pode estar relacionada com um problema ou maus cuidados com a higiene íntima.

O que causa coceira no pênis?Homens têm coceira no pênis por conta de vários fatores, como a alergia a preservativos, cuecas e até mesmo, sabonetes. Nestes casos, a vermelhidão é o principal sintoma presente, acompanhada da coceira na glande do pênis.

Há também os casos mais graves, onde pode existir uma infecção em decorrência de bactérias ou patologias. Nestas situações, além da vermelhidão e a coceira característica, a pele passa a descamar e, se o quadro estiver relacionado com algum fungo, desencadeia secreções, causa dificuldade durante a micção, além de bolhas.

Como evitar a coceira no pênis?

Existem diversas atitudes que podem ser tomadas para evitar coceira no pênis. Caso este sintoma ocorra após as relações sexuais, trocar a marca do preservativo pode ser a solução, assim como após o banho, onde é indicado a troca do sabonete, que pode estar causando irritação no local.

Se existir um quadro de infecção, consulte-se com um médico para o direcionamento correto, visto que a patologia pode evoluir e causar maiores problemas, comprometendo a qualidade de vida do paciente.

Ademais, manter o pênis sempre limpo e bem higienizado também previne contra a coceira, especialmente após as idas ao banheiro. Durante o banho, sempre puxe o prepúcio para trás para uma limpeza mais profunda e evitar o acúmulo de secreção na região.

Depois das relações sexuais, também é sempre válido lavar o pênis para evitar a coceira e até mesmo a predisposição para outras patologias. Ir ao médico periodicamente também auxilia o paciente, visto que o médico também atua no aconselhamento com relação aos cuidados quanto a higiene das partes íntimas, além da prevenção contra doenças, endossando o uso de preservativos.