Problemas de Ereção

Problemas de Ereção

A saúde sexual masculina, embora seja vista como um grande tabu ainda na atualidade, não deve ser vista desta maneira, uma vez que os cuidados devem ser feitos a fim de que os homens tenham uma vida plena, sem intercorrências, especialmente durante sexo.

problemas de ereçãoOs problemas de ereção estão presentes em grande parte da população brasileira. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população masculina sofre com alguma dificuldade para ter ou manter a ereção. Esta porcentagem corresponde a 15 milhões de brasileiros, que ainda têm resistência em irem ao médico ou conversarem sobre com a parceira.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Urologia realizou uma pesquisa entre os homens e 42% dos entrevistados revelaram que temem sofrer com algum problema de ereção ao longo da vida. Outro estudo da mesma instituição apontou que os homens têm mais medo de ficarem impotentes do que serem traídos pelas parceiras ou perderem o emprego.

Estas informações mostram que os homens que prezam pela sua saúde sexual, mas acabam se contradizendo com as ações, pois, boa parte dos pacientes acabam passando longe dos consultórios urológicos ou andrológicos para uma avaliação periódica.

Quais os problemas de ereção mais comuns?

Existem problemas bastante comuns que acometem a saúde sexual, sejam eles ligados a alterações psicológicas ou devido a fatores externos, causados pelo estilo de vida do paciente, como o tabagismo, alcoolismo e até mesmo, a obesidade ou falta de atividades físicas.

O grande problema em tais condições se dá pela falta de procura de um profissional de saúde para o direcionamento correto. Independentemente do problema, os homens acabam buscando ajuda apenas quando o problema já se desenvolveu o bastante para que sintomas claros sejam apresentados.

Dentre os principais problemas de ereção estão:

Disfunção erétil

problemas de ereçãoA disfunção erétil é um problema caracterizado pela dificuldade do homem em manter uma ereção firme o suficiente para ter uma relação sexual. Sendo causado pela falta de sangue que é enviado para o pênis a fim de causar a dilatação arterial e resultar na ereção.

Problemas no estilo de vida, como o alcoolismo e tabagismo são os principais fatores que desencadeiam esta condição.

Ejaculação precoce

A ejaculação precoce é uma disfunção sexual que ocorre quando o orgasmo é atingido antes do que o desejado, interrompendo a relação e frustrando muitos pacientes.

Sua causa está atrelada à ansiedade e outras alterações emocionais, como o estresse. Apesar de nem sempre estar relacionada com um problema de ereção, a ejaculação precoce pode resultar na disfunção erétil, visto que o homem perde a confiança para ter relações por conta de seu problema.

Impotência sexual

problemas de ereçãoApesar de ser uma condição parecida com a disfunção erétil, a impotência sexual também pode envolver também a ausência de ejaculação durante as relações sexuais. Ou seja, o homem pode ter uma relação, mas não atinge o orgasmo.

A impotência sexual atinge diretamente a autoestima do homem e pode desencadear em quadros de depressão e estresse.

Como a impotência pode sinalizar problemas cardíacos?

Problemas cardíacos podem estar relacionados diretamente com disfunções sexuais, uma vez que, para a ereção ocorrer, é preciso que haja o bombeamento arterial o suficiente para o dilatamento dos vasos penianos.

Em tais casos, o andrologista encaminha diretamente para o cardiologista para uma avaliação de obstrução das artérias.

A relutância masculina às idas ao andrologista

A relutância, aliada à vergonha dos homens em irem a um andrologista é um dos principais fatores que favorecem o agravamento de problemas de ereção. Além disso, os pacientes têm receio em conversar sobre tais condições com a parceira, o que desencadeia em outros problemas como depressão, baixa autoestima ou até mesmo, o término de um relacionamento.

Nestas situações, cabe à parceira perceber e mostrar que pode ajudar, indicando uma consulta em uma clínica de saúde sexual masculina para avaliação.

A Clínica Homini está em São Paulo e é especializada em Saúde Sexual Masculina. Agende sua consulta conosco clicando aqui, pelos telefones: (11) 3926-0095 ou (11) 3926-0094 ou clique aqui para Whatsapp.

Leia Mais