Câncer de Próstata

Como se prevenir do câncer de próstata?

Este é um tipo de câncer que afeta a próstata que é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. A doença acomete homens de todas as idades, no entanto, é mais frequente após os 50 anos de idade, que devem redobrar seus cuidados para evitar essa doença. Afinal, o câncer de próstata é atualmente a doença que mais mata homens no Brasil.

Quais São os Sintomas do Câncer de Próstata?

A grande maioria das pessoas têm o costume de associar uma doença a sintomas, por isso, deixam de procurar ajuda médica quando de fato não apresentam nenhum sintoma, deixando o check-up preventivo de lado.

Câncer de PróstataNo entanto, o câncer é uma doença extremamente séria que precisa ser diagnosticada o quanto antes, porque conforme o tempo passa a doença avança silenciosamente e diminui as chances de tratamento do problema.

Na fase inicial o câncer de próstata não irá apresentar sintomas, só sendo percebido pelo paciente quando o problema já tiver avançado. Nesse caso é comum perceber:

• Micção mais frequente que o normal;
  • Levantar a noite para urinar;
  • Sangue na urina ou no esperma;
  • Dor nos testículos;
  • Dor ao ejacular;
  • Dificuldades em atingir ou manter a ereção.

Esses sintomas não são exclusivos para pacientes que estão com câncer, no entanto, são sintomas alarmantes que podem indicar outras doenças que necessitam de tratamento.

Quando o homem tem infecção urinária por exemplo, ele pode apresentar micção mais frequente que o normal bem como dor para urinar, no entanto, é sempre essencial visitar o seu médico com o intuito de avaliar o que pode estar acontecendo e assim, ter o melhor tratamento possível.

Câncer de Próstata e o Preconceito

É muito comum que homens tenham preconceito com relação ao exame de toque que é realizado pelo médico para avaliar se existe alguma alteração que possa sugerir o aparecimento do câncer de próstata.

No entanto, esse preconceito pode custar várias vidas de homens que deixaram de ir ao médico e quanto perceberam o câncer já estava em estágio avançado dificultando ou impossibilitando a cura.

Câncer de PróstataQuando detectado de forma precoce o câncer de próstata tem 90% de chances de cura, por isso, evitar o preconceito e procurar realizar visitas anuais ao médico para que o exame que detecta o câncer possa ser feito visando diagnosticar a doença em fase inicial é essencial para garantir que você terá melhores chances de combater o câncer caso ele apareça.

Alguns pacientes recebem indicação médica para a realização de cirurgia visando a cura do câncer, e esta é mais uma barreira de preconceito que precisa ser quebrada, uma vez que muitos homens sentem medo de realizar a cirurgia e deixarem de “ser homens”.

Quando na realidade o tratamento é a melhor forma de atingir a cura nesses casos em que a cirurgia é indicada.

O preconceito ainda é uma barreira que precisa ser quebrada, fazendo com que o homem entenda que a ida ao médico e o tratamento não devem ser motivo de vergonha ou preconceito, que cuidar da sua própria saúde é um gesto de amor consigo e com a sua família.

A Homini é uma Clínica de Saúde Sexual Masculina completa, esperando por você! Agende seu horário conosco.

Fatores de Risco

Existem alguns fatores que aumentam a chance de um paciente apresentar câncer de próstata, entre eles:

• A idade é o principal fator de risco, quanto mais a idade do paciente avança maior será o risco de surgimento do câncer;
  • Genética, sendo comprovado que é mais comum a ocorrência do câncer de próstata em homens negros e em homens que tenham parentes que tiveram câncer;
  • Obesidade, estudos comprovam que pacientes obesos têm maior risco de aparecimento do câncer bem como de que o problema se espalhe além do órgão afetada (metástase);
  • Alimentação desregulada também é um fator de risco para o surgimento de diversos tipos de câncer;
  • Abuso de álcool e outras drogas, também é um fator de risco para o surgimento de câncer.

Câncer de Próstata tem Cura?

Muitas pessoas cometem o erro de achar que contra o câncer não há um tratamento possível, acreditando que o problema pode voltar mesmo após o tratamento.

Câncer de PróstataNo entanto, existe sim tratamento para o câncer de próstata e como já dissemos anteriormente quanto antes o problema for diagnosticado maiores são as taxas de sucesso com relação a cura do câncer.

Após o diagnóstico é essencial que você mantenha o acompanhamento e obedeça às instruções passadas pelo seu médico para que você tenha maiores chances de cura.

Cada paciente receberá instruções específicas a depender do estágio da doença, por isso, é essencial estar sendo acompanhado periodicamente pelo seu médico que irá solicitar todos os exames necessários para te proporcionar o melhor tratamento.