Hiperplasia Prostática Benigna

O que é Hiperplasia Prostática Benigna

A próstata está localizada abaixo da bexiga e tem crescimento natural durante a vida do homem, começando geralmente a partir dos 25 anos de idade.

No entanto, mais da metade dos homens acima de 60 anos têm a próstata aumentada, o que é conhecido como Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ao contrário do que popularmente se pensa, essa condição não é câncer e também não provoca a doença.

Sintomas da Hiperplasia Prostática Benigna

Micção Frequente

O sintoma mais comum da HPB é o aumento da frequência das idas ao banheiro para urinar, inclusive no período da noite.

Hiperplasia Prostática BenignaE justamente por isso, a HPB é um problema que limita a qualidade de vida do paciente uma vez que ele passa a necessitar estar em locais onde poderá ir ao banheiro com a frequência necessária.

A micção frequente ocorre porque o crescimento da próstata pressiona a uretra que passa a liberar urina com muito mais frequência.

Incapacidade de Urinar

Em casos mais incomuns a hiperplasia bloqueia a uretra, o que resulta na incapacidade do paciente de urinar, geralmente ocasionando dor.

Nesse caso é essencial levar o paciente ao pronto atendimento médico visando que a equipe do hospital possa lidar com a situação de forma rápida, uma vez que esse caso pode comprometer seriamente os rins ou a bexiga, podendo fazer inclusive com que o funcionamento desses órgãos deixe de ocorrer.

Dificuldade Para Urinar

Outro sintoma bastante comum da hiperplasia é que com a pressão da uretra o homem sinta vontade de urinar, mas a micção demore a começar a acontecer.

Além disso, é frequente a reclamação de que mesmo após urinar o homem continua sentindo que têm urina para expelir, mas mesmo assim ele não consegue e a micção se encontra em menor fluxo que o normal.

Caso ocorra esse sintoma o homem deve procurar uma consulta com o urologista.

Se você ou seu companheiro está apresentando algum desses sintomas é preciso consultar um médico urologista para que o correto tratamento seja oferecido, afinal, a urina é uma das formas que o corpo usa para excretar toxinas.

O fato de a urina estar descontrolada seja para mais ou para menos representa perigo para a saúde, por isso, é tão essencial prestar atenção nesses sintomas e procurar ajuda médica sempre que necessário.

Problemas com sua saúde sexual? Estamos à sua disposição!

Mudando o Estilo de Vida

Para que o homem possa lidar melhor com os sintomas ocasionados pela hiperplasia prostática benigna, é sugerido que ele mude alguns comportamentos como por exemplo:

• Adotar uma rotina de exercícios físicos regulares;
  • Evitar consumir líquidos poucas horas antes de dormir e ir ao banheiro antes de se deitar para que o sono não seja comprometido pela necessidade de micção;
  • Reduzir o consumo diário de álcool e cafeína;
  • Praticar técnicas de relaxamento visando evitar o estresse;
Sexo é vida! A Clínica Homini está pronta para te ajudar.

Tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna

O tratamento para a hiperplasia prostática benigna depende diretamente dos sintomas apresentados pelo paciente, sintomas leves por exemplo geralmente requerem apenas acompanhamento médico periódico, sem o uso de medicamentos ou outras técnicas para o tratamento da condição.

Caso o paciente apresente dificuldade no fluxo de urina, ele poderá fazer uso de medicamentos prescritos pelo urologista, visando que o fluxo de urina seja controlado para que o paciente possa viver de forma tranquila sem que a hiperplasia afete sua qualidade de vida.

Hiperplasia Prostática BenignaNesse caso o medicamento atua relaxando a bexiga e fazendo com que a urina possa fluir de forma natural sem que o paciente tenha dificuldades na micção.

O médico também poderá indicar ao paciente o medicamento adequado para evitar que o crescimento da próstata continue.

Quando os medicamentos não oferecem o resultado esperado, o médico poderá solicitar alguns tratamentos mais invasivos incluindo cirurgia para retirada do excesso de tecido da próstata, visando que o paciente volte a desfrutar de sua rotina normal sem o consumo de medicamentos ou problemas ocasionados pela hiperplasia.

Ajuda Médica e Preconceito

Infelizmente muitos homens continuam sofrendo com os problemas ocasionados pela hiperplasia sem que procurem por ajuda médica, isso ocorre principalmente porque eles têm medo de que o tratamento possa deixá-los com algum problema como disfunção erétil.

De fato, os medicamentos utilizados para a hiperplasia geralmente ocasionam esse tipo de efeito colateral, no entanto, o tratamento é essencial para que o homem possa voltar a desfrutar de sua qualidade de vida tal qual era antes do problema de saúde.

É importante que o homem tenha conhecimento de que os sintomas que caracterizam hiperplasia prostática também são semelhantes aos sintomas de câncer de próstata, o que faz com que necessariamente você procure um médico urologista caso algum dos sintomas relacionados anteriormente se apresente.

A ida ao médico garante que independente de qual problema esteja ocasionando seus sintomas, você terá o tratamento mais adequado e poderá voltar a desfrutar de sua qualidade de vida sem a preocupação sobre os sintomas que vem apresentando.