Novembro Azul

O que é o Novembro Azul?

O mês de novembro, ou novembro azul, é um período do ano onde o combate ao câncer de próstata fica evidenciado, visando conscientizar a população que é muito importante realizar a prevenção a doença, visitando regularmente seu médico e realizando exames para verificação das suas condições de saúde.

Essa ação é de extrema importância para que os homens percebam que é essencial ir ao médico, afinal o câncer de próstata é o tipo de câncer que mais mata entre homens. Cerca de 28,6% dos homens que desenvolvem a doença acabam vindo a óbito por causa do câncer.

Segundo dados do INCA que é o Instituto Nacional do Câncer, no Brasil morre um homem a cada 38 minutos por causa de câncer de próstata.

Novembro Azul, a Clínica Homini apóia a causa.

Fatores de Risco do Câncer de Próstata

Novembro AzulAlguns homens apresentam maiores riscos de desenvolver câncer de próstata devido a alguns fatores, entre eles:

• Histórico familiar de câncer de próstata;
  • Obesidade;
  • Ser negro pré-dispõe a maior risco da doença;

Outro fator que coloca a saúde do homem em risco é o preconceito! Infelizmente grande parte dos homens deixam de realizar exames regulares por preconceito com relação ao exame de toque retal.

O exame é essencial para que o médico possa avaliar se existe alguma alteração significativa que possa indicar o aparecimento do câncer e iniciar imediatamente o tratamento do paciente.

No entanto, por preconceito com o exame muitos homens deixam de buscar tratamento e só percebem o surgimento da doença quando ela está em estágio avançado, que é mais difícil de obter a cura.

Sintomas do Câncer de Próstata

Inicialmente o câncer é uma doença silenciosa, por isso, a prevenção é tão essencial realizando exames periódicos para que o paciente possa ter a certeza de que não está sendo acometido por nenhuma doença.

Novembro AzulJá nos casos em que o paciente não procurou realizar a prevenção da doença, é possível que com o avançar da doença o paciente perceba os seguintes sintomas:

• Vontade de urinas com frequência;
  • Dor nos ossos;
  • Dor ao urinar;
  • Presença de sangue na urina ou no sêmen;

Ao perceber qualquer um dos sintomas é preciso realizar uma visita ao seu médico e procurar compreender a origem dos sintomas que você vem apresentando, é importante perceber que outras doenças estão relacionadas aos mesmos sintomas.

A dor ao urinar somada a outros sintomas que não estão aqui listados pode ser causada por uma infecção urinária que também necessita de tratamento e, portanto, a visita ao médico é indispensável sempre que qualquer sintoma adverso for percebido.

Afinal, quando se descobre uma doença de forma precoce o tratamento tende a ser muito mais eficaz garantindo que a qualidade de vida seja pouco afetada e a pessoa possa ter mais chances de sucesso.

Espalhe a palavra, você pode salvar vidas!

Mês do Novembro Azul

Durante o mês de novembro quando a campanha de conscientização ao combate do câncer de próstata acontece, é muito mais fácil para os pacientes encontrar a disposição consultas gratuitas no sistema único de saúde (SUS), bem como em outras empresas que adotam a campanha e passam a ofertar atendimento.

Novembro AzulPor isso, se você tem alguma suspeita, pode aproveitar para encontrar empresas que estejam adotando ações de incentivo ao tratamento do câncer de próstata para aproveitar preços mais baratos ou até mesmo usufruir de atendimento gratuito.

Segundo o INCA o câncer de próstata é a doença que mais avançou no ano de 2018 entre pacientes do sexo masculino, por isso, cerca de 68 mil brasileiros devem terminar o ano sendo portadores de câncer.

E como o diagnóstico precoce é o fator mais importante para garantir o sucesso do tratamento, o mais indicado é que ao perceber qualquer sinal o paciente procure ajuda médica e comece imediatamente a realizar os exames indicados pelo médico.

Nesse tipo de doença, o tratamento precoce é fator essencial para a garantia de sucesso da equipe médica que irá atingir a cura do paciente.

Justamente por causa do incentivo, é no mês de novembro que existe uma maior quantidade de homens que buscam ajuda médica, no entanto, é preciso que todos os homens passem a entender a importância da ida ao médico de forma rotineira, visando que toda a saúde do homem possa ser tratada e acompanhada.

Afinal, além do câncer de próstata existem outras doenças que podem interferir na qualidade de vida do homem, como diabetes, hipertensão e problemas renais, que podem e devem ser combatidos através da adoção de um estilo de vida mais saudável e de visitas anuais ou semestrais aos médicos.

Agora que você já sabe a importância de fazer visitas regulares ao urologista visando averiguar como estão suas condições de saúde, não deixe de marcar uma visita anual! Principalmente se na sua família algum homem já apresentou problemas com relação a câncer.

A prevenção é a melhor forma de proteger sua saúde de qualquer alteração e garantir que sua qualidade de vida se manterá sempre satisfatória.