A ejaculação precoce é uma forma de disfunção sexual que afeta a qualidade da vida sexual de um homem. É quando um orgasmo ocorre mais cedo do que o desejado.
Ocasionalmente, pode haver complicações caso o casal esteja tentando ter um filho, além disso, a ejaculação precoce também pode afetar negativamente a satisfação sexual, tanto para os homens quanto para os parceiros.
Na maioria dos casos, isso não ocorre devido à alguma doença, só que mesmo assim os médicos têm que descartar essas possibilidades, para isso, serão feitos os devidos exames.
A ejaculação precoce pode causar outros problemas na vida do homem, como angústia, ansiedade, depressão, baixa autoestima etc.
Marque uma consulta se a ejaculação precoce estiver incomodando você ou seu parceiro.
Geralmente é algo psicológico. E a química do cérebro também pode ter parte da culpa nisso. Homens que têm baixos níveis de serotonina no cérebro tendem a demorar mais tempo para ejacular.
Os seguintes fatores emocionais também podem influenciar:
A ejaculação precoce pode ser consequência da disfunção erétil. Quando o pênis não permanece firme o suficiente para o sexo, homens preocupados com a possibilidade de perder a ereção podem desenvolver o hábito de ejacular rapidamente, o que pode ser algo difícil de se evitar depois de um tempo.
Nesses casos, tratar a disfunção erétil pode fazer com que a ejaculação precoce desapareça.
Na maioria dos casos, a causa é psicológica e o prognóstico é bom.
Um médico nunca prescreverá remédios para ejaculação precoce sem antes examinar devidamente o paciente e chegar a um diagnóstico claro. Tratamentos com o uso de remédios podem ter efeitos adversos, portanto, é importante consultar um médico antes de usar qualquer medicamento.
A dapoxetina é usada em diversos países para tratar a ejaculação precoce. No entanto, é necessário que o paciente tenha certos sintomas para isso. Dentre eles:
Fortaleça os músculos: os músculos da região da pélvis, por vezes, contribuem para a ejaculação precoce. Alguns exercícios podem ajudar a fortalecê-los.
Use preservativo: vai diminuir a sensibilidade do pênis, fazendo com que a relação dure mais tempo.
Masturbação: alguns homens dizem que se masturbar algumas horas antes do sexo os ajuda a permanecer no controle durante o ato sexual.
Você sabia?
Os casos de Ejaculação Precoce estão presentes em aproximadamente 20-30% de todos os homens, independentemente da idade, estado marital, ou etnia, segundo o estudo europeu da European Association of Urology de 2016. Os portadores desta doença vivenciam significativos problemas psicológicos, buscam evitar intimidades físicas e emocionais, tornando-se assim vítimas, desse grande problema que afeta a esfera sexual.