A impotência sexual é uma condição que afeta a capacidade de uma pessoa de atingir ou manter uma ereção ou de atingir a ejaculação. Ela nada mais é do que uma forma de disfunção erétil.
Existem vários fatores que contribuem para a impotência. Estes incluem transtornos emocionais e físicos. Estima-se que 50% dos homens com idades entre 40 e 70 anos experimentam alguma disfunção erétil em um momento ou outro. O risco de impotência aumenta com a idade.
Também foi observado que homens com estilos de vida mais saudáveis tem menos chances de ter impotência sexual
A impotência sexual afeta negativamente a vida sexual e pode causar estresse, depressão baixa autoestima etc.
É importante compreender as causas mais comuns de impotência sexual para que você saiba o porquê de estar passando por essa condição.
O sistema endócrino do corpo produz hormônios que regulam o metabolismo, a função sexual, a reprodução, o humor e muito mais.
Diabetes é um exemplo de uma doença endócrina que pode causar impotência sexual. Ela afeta a capacidade do organismo de utilizar insulina. Um dos efeitos colaterais associados a diabetes é a lesão dos nervos. Isso afeta a sensibilidade no pênis. Outras complicações associadas a diabetes são o fluxo sanguíneo prejudicado e níveis hormonais. Ambos podem contribuir para a impotência.
Várias condições neurológicas podem aumentar o risco de impotência sexual. Elas afetam a capacidade do cérebro de se comunicar com o sistema reprodutivo. Isso pode impedir que uma pessoa consiga uma ereção.
Os principais distúrbios que podem causar impotência são:
Os ciclistas também podem experimentar impotência temporária. Isso ocorre porque a pressão repetida nas nádegas e genitais pode afetar a função dos nervos.
Tomar certos medicamentos pode afetar o fluxo sanguíneo, o que pode levar a impotência sexual. Existem diversos tipos de medicamentos que podem causar impotência sexual, os principais tipos são:
Condições que afetam o coração podem causar impotência se afetarem a capacidade do mesmo de bombear sangue. Sem fluxo sanguíneo suficiente para o pênis, uma pessoa não consegue atingir uma ereção.
A aterosclerose, uma condição que entope os vasos sanguíneos, pode causar impotência sexual. Colesterol alto e hipertensão arterial também estão associados a impotência.
Para alcançar uma ereção, a pessoa deve primeiro passar pelo que é conhecido como uma fase de excitação. Esta fase é uma resposta emocional. Se uma pessoa tem um distúrbio emocional, isso afeta sua capacidade de ficar sexualmente excitada.
Depressão e ansiedade estão associadas a impotência sexual. Uma pessoa depressiva pode estar muito triste e com a auto estima baixa, o que vai dificultar na hora da relação sexual. Já uma pessoa ansiosa pode passar por diversas situações nas quais ela pode ter impotência. Dentre elas: não ter conseguido alcançar uma ereção em determinado momento (então a pessoa ansiosa teme não conseguir alcançar em algum outro momento e por causa disso tem impotência), não conseguir ter uma ereção com determinado parceiro etc. Álcool e drogas também podem causar impotência.
Existem diversos tratamentos disponíveis para a impotência sexual, como por exemplo, alguns medicamentos.
Há uma variedade de tratamentos médicos que podem ser usados para tratar a impotência. No caso dos medicamentos, os principais são:
Lembrando que só é permitido o uso de medicamentos com prescrição médica. Agende sua consulta.
Se a sua impotência sexual está sendo causada por algo físico ou emocional, as mudanças no estilo de vida podem ajudar a resolver o problema. Abaixo, algumas mudanças que podem ajudar a resolver o seu problema: